Diferenças entre TV LED e LCD: qual é a melhor opção?
Assim como outros dispositivos, as TVs evoluíram em termos de tamanho, peso, sistemas de reprodução e tipos de tela. Hoje, o mercado oferece modelos leves, finos e com resoluções impressionantes, incluindo tecnologias como LED, LCD e OLED — cada uma com suas próprias características de reprodução de imagem.
Nesse post, vamos explorar as diferenças entre essas três tecnologias de tela e ajudar você a descobrir qual delas atende melhor às suas necessidades.
Televisor com tela LED
O termo LED é a abreviação de Light-Emitting Diode ou, em português, diodo emissor de luz. Aplicado a televisões e monitores, significa que a tela reproduz as imagens graças à tecnologia de retroiluminação. Atrás dela está um painel de pequenos diodos emissores de luz. Em geral, uma TV LED oferece uma melhor qualidade de imagem do que seus concorrentes no mercado.
Televisor com tela LCD
LCD é a abreviação de Liquid Crystal Display ou, em português, tela de cristal líquido. A partir de uma iluminação traseira, essa substância é a responsável por reproduzir as imagens em um monitor ou TV LCD.
O tipo de iluminação exige maior capacidade e energia, por isso esses dispositivos são mais espessos que os LEDs e geram mais gastos, mas oferecem uma boa visualização e são mais econômicos.
Televisor com tela OLED
OLED significa Organic Light-Emitting Diode ou diodo orgânico emissor de luz. As telas com essa tecnologia formam a imagem através da iluminação individual de cada um dos pixels que a compõem.
Compostos por materiais orgânicos que, ao receberem energia elétrica, se iluminam graças a essa individualidade, a imagem que mostram é mais precisa e nítida e proporciona um ângulo de visão mais amplo.
Qual é a diferença principal entre uma TV LED e uma TV LCD?
A principal diferença entre as TVs LED e LCD está na tecnologia de iluminação. A retroiluminação com tecnologia LED LED é mais eficiente, reduzindo o consumo de energia e proporcionando maior brilho. Já as TVs LCD, com iluminação baseada em lâmpadas fluorescentes, consomem mais energia e oferecem uma qualidade de imagem levemente inferior.
Aqui estão alguns aspectos comparativos:
Contraste
Nas telas LED o contraste é infinito, enquanto nas LCD é limitado.
Consumo de energia
O LED consome menos energia elétrica que o LCD, sendo mais ecológico.
Ângulo de visão
Em uma televisão LED é de 180º; em uma LCD, de apenas 140°.
Tempo de resposta
O LED responde em nanosegundos, bilionésimos de segundo. O LCD em milissegundos, milésimos de segundo.
Frequência de atualização
A maioria dos televisores LED opera a 120 Hz (e alguns até 240 Hz), enquanto os LCDs costumam operar a 60 Hz (até 144 Hz nos modelos de ponta).
Preço
Com o mesmo tamanho e especificações, as TVs LED costumam ser mais caras que as LCDs.
Como escolher a TV ideal? Outros critérios importantes
Tamanho
Escolha o tamanho da tela de acordo com o espaço disponível e a distância de visualização. Quanto maior o ambiente, maior pode ser a tela.
Resolução
Quanto maior a resolução, melhor a qualidade da imagem. Uma TV Full HD (1080p) é uma boa opção, mas as TVs 4K oferecem detalhes ainda mais ricos, especialmente em telas grandes.
Frequência de atualização
Quanto maior a frequência, mais fluida é a reprodução das imagens. É um aspecto muito valorizado pelos usuários de videogames, devido ao dinamismo de suas telas. Para uma boa visualização, a frequência de atualização não deve ser menor que 60 Hz. Se buscarmos o melhor, 240 Hz.
Conectividade
Verifique se a televisão possui portas HDMI, USB e outras opções de conexão para facilitar o uso de dispositivos como consoles de jogos, sistemas de som e reprodutores multimídia.
Qualidade de áudio
A grande maioria das TVs é equipada com um sistema de som integrado, alguns melhores que outros, mas sempre é possível otimizá-lo conectando o dispositivo a um alto-falante, barra ou sistema de som externo capaz de melhorar a sonoridade e proporcionar uma experiência imersiva, semelhante à dos cinemas.
Avaliações de outros usuários
Sempre é aconselhável comprar marcas reconhecidas no mercado. No entanto, também é importante pesquisar sobre a experiência que outros consumidores tiveram com o produto que estamos considerando comprar. A maioria dos sites de venda online possuem seções dedicadas às opiniões dos compradores.
Deixe um comentário